Simpósio do HES destaca o papel da Unicamp na promoção da saúde pública e da formação profissional
- dcfcm3
- 10 de jun.
- 3 min de leitura
Neste sábado, dia 7 de junho, foi realizado o Simpósio do Hospital Estadual de Sumaré (HES), evento dedicado a mostrar algumas das produções científicas, além de ensino e extensão que ocorrem dentro do hospital, graças à atuação de professores e alunos da Unicamp. Focados em valorizar o tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão, o Simpósio trouxe, por meio de palestras, um vislumbre do compromisso institucional e dos avanços que a universidade tem proporcionado à saúde pública, fazendo do HES o hospital de referência que é hoje.
Assim, professoras da Faculdade de Enfermagem da Unicamp produziram materiais informativos com o objetivo de ampliar o conhecimento da comunidade acadêmica e da sociedade sobre a relevância da Unicamp dentro dos HES, para não apenas um atendimento de qualidade, mas também em prol de uma formação completa de centenas de estudantes da área da saúde desta universidade pública, que encontram no hospital um campo riquíssimo de aprendizado.
A professora Dra. Caroline Lopes Ciofi Silva, da área de Fundamentos em Enfermagem, foi a convidada de abertura do simpósio e fez, inicialmente, uma breve apresentação sobre sua trajetória até chegar ao hospital, primeiro enquanto enfermeira assistencial e depois enquanto docente. Na docência, a professora atua desenvolvendo projetos voltados ao controle de infecções com destaque para a pesquisa sobre o avanço da resistência microbiana, e o projeto de extensão voltado para a inserção do paciente como agente controlador de infecções com ações de capacitação e educação em saúde.
A docente que desenvolve pesquisas e projetos de extensão no hospital de Sumaré relata a importância do convênio da instituição com a Funcamp tanto para o processo de formação de novos profissionais como também para fortalecimento do SUS na região, a convidada finaliza sua fala com o desejo de continuar com as atividades acadêmicas que ocorrem no Hospital Estadual de Sumaré.
A professora Dra. Clara Fróes de Oliveira Sanfelice, enfermeira obstetra da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, enviou uma mensagem em vídeo para o simpósio. Em sua fala, destacou a importância do HES nas áreas de ensino, extensão e pesquisa. Segundo ela, os estudantes de enfermagem têm a oportunidade de cursar disciplinas práticas no hospital, como estágios supervisionados, assistência à saúde da mulher e do recém-nascido e manejo clínico da amamentação. Além de aplicar o conhecimento adquirido em sala, os alunos contribuem diretamente para a melhoria da experiência de parto das mulheres atendidas, desenvolvendo intervenções alinhadas às necessidades do hospital.
Dra. Clara também apontou a relevância das pesquisas realizadas no HES, que resultam em publicações científicas, capítulos de livros, apresentações em congressos e premiações, como o primeiro lugar conquistado pelo “Guia de Comunicação Português-Crioulo”, voltado à melhoria da comunicação com gestantes e puérperas haitianas. Além disso, o hospital mantém diversos projetos de extensão, fortalecendo o vínculo entre a comunidade e o hospital.
O professor Dr. Mário Saad, da Faculdade de Ciências Médicas também contribui com o evento ao redigir uma carta, na qual compartilhou sua trajetória no HES e destacou a importância da mobilização estudantil em defesa do hospital. Ele relembrou sua atuação como diretor da FCM entre 1998 e 2001, período em que participou ativamente da luta para que o HES fosse vinculado à Unicamp, com o apoio decisivo dos alunos. Em sua mensagem, reforçou que a defesa da universidade pública e do SUS é uma batalha contínua e encorajou os estudantes a seguirem combativos e engajados nas causas sociais.
O Simpósio do HES evidenciou o impacto positivo da integração entre universidade e hospital público, destacando como a atuação conjunta de docentes, discentes e instituições de apoio fortalece a formação acadêmica, a produção científica e o compromisso com a saúde da população. Mais do que um evento acadêmico, o simpósio reafirmou o papel transformador da Unicamp na construção de um SUS mais humano, inclusivo e eficiente.
Autoria:
Ana Paula Santos Dutra da Silva – Enfermagem, turma 45
Ana Laura Vieira Pansani – Medicina, turma 61
Rebeca Yamada Biagi – Medicina, turma 62

Comments